Jogadores profissionais existem, mas são extremamente raros. Não deve ser visto como uma fonte de renda para muitas pessoas. Não aposte mais do que você pode perder. Evite jogar com dinheiro em que você depende para pagar seu aluguel e outros itens essenciais, como contas e alimentos.
O vício em jogos de azar é muitas vezes o resultado da necessidade das pessoas de ganhar. Quando eles perdem, isso pode encorajá-los a ficarem ainda mais desesperados para ganhar seu dinheiro de volta, levando a ainda mais jogos de azar. Isso pode facilmente sair do controle, causando muita dor e sofrimento.
Para evitar cometer o mesmo erro, você deve primeiro aceitar a derrota. Você ainda pode desfrutar do jogo mesmo se perder, desde que esteja preparado para as perdas e esteja disposto a gastar o dinheiro para se divertir. Quando você pensa que vai perder, é muito mais agradável ganhar.
Estabelecer limites para si mesmo é o primeiro passo para jogo responsável. Comece com um orçamento em mente e fique com ele. Acabou quando acabou. Se você vencer, considere-se afortunado, mas não desanime se sua sorte não persistir.
Quando você está jogando, é fácil perder de vista o tempo. Se você definir uma restrição de tempo ou alarme, deverá parar quando o cronômetro for desligado. Mais tempo gasto em jogos levará a maiores perdas. Tirar uma folga do trabalho para jogar pode prejudicar sua vida pessoal e familiar.
Não beba ou use drogas enquanto estiver jogando. Sua melhor barreira contra o vício do jogo é um forte senso de autocontrole, e esses produtos químicos podem distorcê-lo.
Qualquer pessoa que sinta que está perdendo o controle de seu jogo ou não pode jogar com responsabilidade deve parar imediatamente. É hora de começar o tratamento se você está tendo problemas para parar ou acredita que pode ser viciado.
Não tenha vergonha de aproximar-se de alguém se você acredita ou sabe que o jogo está se tornando um problema para você. Nada para se envergonhar, e tentar resolver o problema sozinho é uma perda de tempo. Uma variedade de métodos e grupos terapêuticos, como BeGambleAware, pode ajudar aqueles que não conseguem compartilhar abertamente seus problemas com seus entes queridos.