FIFA Copa do Mundo

December 18, 2022

Final da Copa do Mundo da FIFA 2022 - Argentina x França

Rafaela Silva
WriterRafaela SilvaWriter
ResearcherMatteo BianchiResearcher

Depois de um mês intenso de partidas emocionantes e competitivas, a Copa do Mundo da FIFA está finalmente chegando ao fim. Equipes de todo o mundo lutaram em campo, todas compartilhando o sonho de erguer o troféu mais icônico de todo o futebol, com algumas surgindo como candidatos surpresa e outras aquém das expectativas. 

Final da Copa do Mundo da FIFA 2022 - Argentina x França

E tudo isso levou a um jogo final - uma partida épica entre a Argentina, finalista de 2014, e a campeã França! Jogado no domingo no Lusail Iconic Stadium, este confronto de dar água na boca está sendo preparado há anos e está preparado para ser um atordoamento absoluto.

O final perfeito?

Por muitos anos, os fãs de futebol têm discutido se Lionel Messi é realmente o melhor jogador que já apareceu em campo ou se ele é simplesmente um dos melhores. Enquanto ele ganhou quase tudo que você poderia imaginar em nível de clube, sua maior crítica foi a falta de títulos em nível internacional.

Isso foi claramente algo que pesou sobre o próprio Messi, não porque ele se importasse com o que os outros pensavam sobre sua carreira, mas porque seu sonho sempre foi trazer títulos de volta para sua Argentina natal e trazer alegria ao seu povo.

Embora a pressão e as expectativas impostas a ele fossem claramente arrogantes e irrealistas, elas claramente pesaram sobre ele, pois ele perdeu uma Copa do Mundo e duas finais da Copa América. Depois de perder um pênalti naquela segunda final da Copa América, Messi chegou a deixar a Seleção por um breve período - sem saber lidar com a imensa decepção.

No entanto, o sete vezes vencedor do Ballon d'Or acabaria voltando para o time alviceleste para tentar realizar seu sonho mais uma vez, e foi no ano passado no Brasil que ele finalmente conseguiu alcançá-lo. 

Enfrentando o Brasil no Estádio do Maracanã - seus rivais históricos em casa - a Argentina lutou com o coração e deu tudo o que tinha para erguer a taça após uma vitória por 1-0. A felicidade e o alívio de Messi eram evidentes, como se tivesse acabado de tirar um peso enorme das costas.

Messi entregou o que sempre quis e ninguém poderia tirar isso dele.

E assim chegamos a esta Copa do Mundo, a última dança de Messi. Não só o gênio diminuto esteve em seu melhor absoluto - apesar de seus 35 anos de idade - mas ele realmente parecia estar se divertindo ao invés de sofrer durante todo o torneio.

Capitaneando uma equipe promissora e cheia de promessas e jovens talentos, Messi conseguiu fazer o que todos sempre pediram dele, sem razão: pegar uma Argentina inexpressiva e levá-la à final - da mesma forma que Maradona fez no México em 1986.

Se ele consegue vencer como Maradona fez, ou se eles caem para um time francês que é visto como o superior de ambos os lados, sua lenda é cimentada. Mas a equipe se reúne em torno de seu capitão e dá a ele o presente de despedida de sua vida? Eles podem trazer a alegria final para o povo da Argentina?

O primeiro campeão consecutivo do século 21?

Os Les Bleus chegam ao Lusail Stadium como os primeiros campeões em 24 anos a participar de uma final consecutiva e não é difícil entender por quê.

Mesmo com mais de meia dúzia de jogadores do time principal lesionados - incluindo vários vencedores da Copa do Mundo em 2018, os Les Bleus mostraram que são o time mais forte e completo de todo o torneio.

Durante todo o torneio, eles raramente foram incomodados por qualquer um de seus rivais e, além da derrota por 1 a 0 para a Tunísia - um jogo em que a França descansou todos os jogadores do time principal - eles não ficaram atrás no placar por mais de um poucos minutos.

Embora a força da França esteja na força de todo o elenco, é quase impossível não destacar seu jogador mais brilhante - Kylian Mbappé. Ele não apenas está empatado com Messi na corrida pela Chuteira de Ouro com 5 gols, como também esteve em seu melhor momento durante toda a copa.

Mesmo que não tenha marcado nas quartas de final ou na semifinal, ele foi absolutamente fundamental para todos os esforços de ataque da França - auxiliando e criando oportunidades importantes de gol durante as duas partidas e mostrando alguns de seus fantásticos dribles e habilidades no processo.

Dado que a narrativa por trás da campanha argentina está muito centrada em Messi, é difícil não fazer do duelo com seu companheiro de PSG um dos principais pontos de discussão deste jogo. Afinal, agora que Ronaldo e Messi estão no crepúsculo de suas carreiras, uma nova geração de gigantes está surgindo e Mbappé provou estar na vanguarda da conversa várias vezes.

A verdadeira questão aqui é se é hora de Mbappé, a nova superestrela, dominar o mundo, ou se Messi e a velha guarda terão um último gostinho da glória antes de desaparecer no pôr do sol.

Quem vai levar a taça para casa?

Verdadeiro clássico da Copa do Mundo, Argentina e França se enfrentaram na Copa do Mundo em três ocasiões diferentes. 

Os dois primeiros confrontos aconteceram na fase de grupos - ambos terminando com uma vitória da Argentina - primeiro em 1930 e depois na Copa do Mundo de 1978 na Argentina, onde os anfitriões venceriam a partida por 2 a 1, eliminando-os da copa. 

A partida mais recente foi há apenas 4 anos, durante as oitavas de final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Uma das melhores partidas de todo o torneio, a França venceria a partida por 4–3.

Em termos de recorde geral, os dois times já se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias alvicelestes, três empates e três vitórias francesas.

Com ambas as equipes conhecidas por serem times que favorecem o futebol de ataque, esta partida tem todos os ingredientes de uma clássica final de Copa do Mundo - especialmente se o jogo for tão aberto quanto quando esses times se enfrentaram na Rússia 2018.

Se você acredita que pode ser o caso, o Over 2.5 gols pode ser encontrado ao preço de 2.30 na Betsson, o que parece ser de grande valor.

About the author
Rafaela Silva
Rafaela Silva
About

Originária das ruas rítmicas do Rio, Rafaela combina habilmente a cultura vibrante do Brasil com as emoções dos cassinos online. Suas localizações cativantes fazem dela um ponto de referência para jogadores que buscam um toque brasileiro autêntico no mundo dos jogos.

Send email
More posts by Rafaela Silva

Últimas notícias

Um novo capítulo no MMA: Bellator Champions Series estreia em Belfast com escalação repleta de estrelas
2024-03-22

Um novo capítulo no MMA: Bellator Champions Series estreia em Belfast com escalação repleta de estrelas

Novidades