FIFA Copa do Mundo

December 12, 2022

Semifinais da Copa do Mundo da FIFA 2022 - Argentina x Croácia

Rafaela Silva
WriterRafaela SilvaWriter
ResearcherMatteo BianchiResearcher

A última semana da Copa do Mundo da FIFA 2022 está chegando e restam apenas 4 times! 

Semifinais da Copa do Mundo da FIFA 2022 - Argentina x Croácia

Depois de uma rodada emocionante das quartas de final, repleta de grande futebol, emoções avassaladoras e algumas surpresas históricas, apenas Argentina, Croácia, França e Marrocos permanecem na disputa pelo troféu mais cobiçado do futebol.

Dois favoritos antes do torneio e dois times menos favorecidos disputarão a glória e, se Copa do Mundo Fifa 2022 nos ensinou alguma coisa, é que tudo pode acontecer!

Complicações de última hora

Aos 82 minutos, a Argentina desfrutou de uma confortável vantagem de 2 gols contra a Holanda, após uma partida muito intensa e física. 

Assumindo a liderança aos 35 minutos depois que uma bola brilhante de Lionel Messi colocou Nahuel Molina contra o goleiro holandês, então o próprio pequeno gênio dobrou a vantagem do lado da marca de pênalti aos 73 para quase acabar com as aspirações holandesas - especialmente porque eles haviam não fez muitas investidas contra a defesa argentina.

Isso tudo mudou aos 83 minutos, no entanto, quando o substituto Wout Weghorst cabeceou para casa um fantástico centro de Berghuis para dar aos holandeses uma chance de lutar. Graças a toda a animosidade e falta entre os dois lados, 10 minutos de acréscimo foram concedidos pelo árbitro, e a Holanda levou a melhor ao marcar uma bola parada maravilhosa no último minuto da partida, levando para a prorrogação.

Enquanto a Argentina pressionava muito pelo gol que a classificaria às semifinais nos dois tempos de compensação, não deu certo e tudo teria que ser resolvido nas cobranças de pênaltis. Para a sorte da Albiceste, Martinez continuou a mostrar as suas proezas na área e o resto é história.

Jogando com seus pontos fortes

Poucas horas antes de a Argentina decidir seu destino na cobrança de pênalti, a Croácia confirmava o seu destino da mesma forma.

Ao contrário da Argentina, seu plano de jogo não era tentar vencer o adversário. Afinal, vencer o Brasil é uma tarefa muito difícil e a Croácia sabia que um ataque total não acabaria bem para eles.

Então, em vez disso, a estratégia deles foi a mesma que os levou às quartas de final. A mesma que os levou à final do WC em 2018. Defendiam com tudo, fechavam espaços e sufocavam os adversários, não lhes dando espaço para fazer o seu jogo.

Enquanto o Brasil jogou tudo o que tinha para criar perigo, a Croácia conseguiu repelir quase tudo que apareceu em seu caminho, com Livaković fazendo uma exibição lendária entre as varas. Enquanto isso, a Croácia tentou lançar contra-ataques sempre que possível, garantindo que não se expusesse a riscos desnecessários.

Essa estratégia valeria a pena várias vezes, levando-os até a prorrogação. Foi aos 106 minutos, porém, que Neymar iria orquestrar uma jogada de ataque absolutamente brilhante que resultaria no Brasil finalmente quebrando o gol croata.

Todos os torcedores do Brasil no mundo estavam lambendo os lábios e sonhando com um possível 'clássico' sul-americano nas semifinais, quando a estratégia da Croácia finalmente desmoronou. O que eles não contavam era com a resposta da Croácia, pois dez minutos depois Petkovic teria a oportunidade de chutar no meio da área e um desvio colocaria a bola fora de Alisson e para a rede.

Apesar dos melhores esforços do Brasil, a prorrogação chegaria ao fim e levaria à disputa de pênaltis. Livaković fez o que faz de melhor, fazendo algumas defesas quase sobre-humanas e colocando Croácia nas semifinais.

Esta partida pode ser decidida sem pênaltis?

Embora ambas as equipes devam sua passagem para as semifinais por sua proficiência nos pênaltis, apenas um dos dois lados parece basear toda a sua estratégia de mata-mata neles. 

A Argentina desfrutou de uma confortável vantagem de dois gols sobre a Holanda conseguiu arrastá-los para a prorrogação e pênaltis, mas a Croácia não fez muito para prejudicar o Brasil durante o tempo regulamentar.

Em vez disso, eles colocaram tudo o que tinham para neutralizá-los e impedi-los de jogar seu jogo de ataque. Eles mostraram que só podiam machucar o adversário quando estavam um gol atrás e precisavam disso para se manter no jogo, mas assim que empataram voltaram ao plano de jogo de ganhar tempo. 

Eles usarão o mesmo plano de jogo contra a Argentina? Considerando como eles jogaram contra o Japão nas oitavas de final, as chances são de que a Croácia esteja mirando nos pênaltis mais uma vez como sua melhor chance de chegar à grande final. Com Dominik Livaković na sua forma atual, seria quase estúpido não o fazer.

Como torcedor de futebol, só podemos esperar um gol logo no início que abrirá o jogo. Mas se isso não acontecer, uma aposta atrevida na vitória da Croácia nos pênaltis paga muito bem a 10,0 na Betsson.

About the author
Rafaela Silva
Rafaela Silva
About

Originária das ruas rítmicas do Rio, Rafaela combina habilmente a cultura vibrante do Brasil com as emoções dos cassinos online. Suas localizações cativantes fazem dela um ponto de referência para jogadores que buscam um toque brasileiro autêntico no mundo dos jogos.

Send email
More posts by Rafaela Silva
undefined is not available in your country. Please try:

Últimas notícias

Mergulhe na emoção: as próximas escolhas de Doubledogdare Stakes de Keeneland
2024-04-18

Mergulhe na emoção: as próximas escolhas de Doubledogdare Stakes de Keeneland

Novidades